segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Feliz 2009






domingo, 21 de dezembro de 2008

Boas Festas


A


Profª Teresa

deseja a todos os

seus alunos e Pais um

FELIZ NATAL e um NOVO ANO

repleto de saúde e felicidade

BOAS FESTAS

sábado, 20 de dezembro de 2008

Chegaram as férias...


Os alunos do 4D e professora
desejam a toda a comunidade escolar
e a todos os que nos visitam um Feliz Natal e um óptimo ano novo...
Divirtam-se...

E...até Janeiro...

Vencedor do Leitor do Mês

Este mês concorremos ao concurso do "Leitor do Mês"
promovido pela Biblioteca do Agrupamento.



A nossa colega ganhou o prémio do leitor do mês de Dezembro de entre os alunos do 4º ano do agrupamento com o resumo da obra "O segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares.
O prémio foi um livro, que certamente em Janeiro, irá partilhar connosco a sua leitura.

Parabéns dos colegas e professora.
Continuação de boas leituras...




Festa de Natal

Chegámos ao final do 1º período e com não podia deixar de ser, tivemos uma pequenina festa de Natal com canções, danças, recitação de poemas... e no final, um pequeno lanche partilhado entre professores, auxiliares e alunos antes de partirmos para umas merecidas férias.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

"A festa do desaniversário"

Quando fomos ao espectáculo da "Alice no País das Maravilhas" o senhor chapeleiro e a senhora lebre (que eram um bocadinho malucos) celebravam a festa do desaniversário durante trezentos e sessenta e quatro dias no ano ... Nós achámos muita graça a esta festa do desaniversário e resolvemos realizar uma aqui na nossa escola. Assim, cada um de nós teve a tarefa de durante a última semana preparar um trabalhinho de espressão plástica para oferecer a um dos amigos da turma que tirámos à sorte num dos papelinhos que sorteamos com os nossos nomes. Em segredo, preparámos uma surpresa para esse "amigo invisível" mostrando-lhe o quanto ele é importante para nós, escrevendo pequenas cartas ou recados. Hoje desvendámos o mistério revelando quem era o nosso "amigo invisível". Foi muito bom sabermos que temos amigos tão bons, e os trabalhos feitos por nós e que oferecemos uns aos outros foram uma agradável surpresa.
Esta é com certeza uma actividade que gostaríamos de repetir.

Click to play Festa do Desaniversário

A Visita do Pai Natal

Hoje o Pai Natal veio à nossa escola, foi um dia muito animado e de muita excitação.



Os nossos trabalhos de Natal...

Hoje acabámos finalmente os nossos trabalhos de Natal.
Foram dias de muita animação mas também de muito trabalho.
Mas valeu a pena pois, os trabalhos ficaram muito bonitos.

Estas cestas são feitas com pacotes de leite que reciclamos e cobrimos com papel vermelho. Depois utilizámos folhas de EVA ou moosgumi, laços, fitas, recortes em feltro que colocámos na cestinha...







Também pintamos um suporte para velas com tinta acrílica verde, branca e dourada. Cada um utilizou a sua criatividade e pintou motivos alusivos a esta época, depois fizemos uma base para o suporte da vela com pasta de modelar que depois pintámos de dourado. Para finalizar colocámos uma vela com um cheirinho muito agradável a baunilha.







terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Uma história de Natal num livro virtual...

"A ler e a escrever aprendemos a crescer"

Este é o tema do nosso projecto curricular de turma ....
Tendo sempre como objectivo melhorar a leitura e a escrita
todas actividades que te são sujeridas têm sempre em vista esse objectivo.
Faz um cliK na imagem e diverte-te.
Vais poder ver mais uma engraçada história com o Pai Natal como personagem principal.
"A Christmas Story",

Se gostaste da história e quiseres ver mais histórias e outra coisas interessantes em Inglês entra no site http://www.jacquielawson.com/

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Concurso: "Onde te leva a imaginação?"





Os CTT, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, voltam este ano a apostar no programa de dinamização de escrita e leitura “Onde te leva a imaginação?”, renovando assim o esforço de elevar os níveis de literacia do nosso País.




São objectivos do programa incentivar a leitura, assim como desenvolver o poder imaginativo e criativo das crianças através da escrita e da ilustração.




Este programa abrange os três níveis de educação e ensino: Educação Pré-escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e 2º Ciclo do Ensino Básico. Para cada nível de educação e ensino, são propostas actividades de leitura com recurso a obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, bem como actividades relacionadas com conteúdos CTT.



A nossa turma inscreveu-se no programa e estamos cheios de vontade de começar novas aventuras na leitura.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mensagem de Boas Festas do Plano Nacional de Leitura


Este ano,
o Plano Nacional de Leitura,
com a parceria generosa do CITI – Universidade Nova,
preparou mensagens de Boas Festas dirigidas a meninos e meninas
A equipa PNL deseja que no Ano de 2009 os livros e a leitura ganhem cada vez mais presença nas escolas.

(leiam aqui a mensagem)


O livro que estamos a trabalhar neste mês é este:


"Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal "de Ana Saldanha


Na capa do livro "o próprio título pisca o olho ao pequeno leitor, apresentando-lhe um «mundo às avessas» em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. Entram depois em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. Esta pequena história, marcada por um humor subtil, acaba de modo feliz, com todos participando numa inédita ceia de Natal."



Os nossos postais de Boas Festas

Ao longo dos últimos dias temos estado muito ocupados a realizar os postais de Boas festas para oferecermos às pessoas de quem gostamos. Para realizar os nossos trabalhos pegamos em placas de EVA, cartolinas de várias cores, fitas com motivos vários, feltro, cola ...






E estes postais foram o resultado do nosso trabalho,
esperamos que gostem...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Hoje, fomos ao Teatro Rivoli ver a "Alice no País das Maravilhas"

No dia que antecedeu à nossa ida ao teatro, realizámos uma pesquisa sobre o autor e a obra de Charles Lutwidge Dodgson - que ficou mais conhecido pelo pseudónimo de Lewis Carroll. Carroll, nasceu a 27 de Janeiro de 1832 e faleceu a 14 de Janeiro de 1898. Era filho de um pastor anglicano, e desde muito novo põe à prova, perante os dez irmãos e irmãs, os seus dotes de contador de histórias e de mago do entretenimento infantil, que haveria de conservar por toda a vida. Uma tarde, no decurso de um passeio de barco ao longo do rio, conta-lhes a história que dará origem a "Alice no País das Maravilhas". Perante o sucesso do livro, editado em 1865, Carroll decide dar-lhe uma continuação, com a história "Do Outro Lado do Espelho".



Carrol era apaixonado por vários tipos de jogos, tanto que inventou um grande número de enigmas, jogos matemáticos e de lógica; gostava de teatro e era frequentador de ópera.

Ambos os livros infantis de Carroll contêm inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto. Em Alice no país da maravilhas, a personagem Alice entra numa toca atrás de um coelho falante e cai num mundo fantástico e fantasioso.




Click to play A Alice no Rivoli



As Maravilhas do Natal!...

A Alice que fomos ver ao Teatro Rivoli vivia no mundo da fantasia e das maravilhas, mas os alunos de Aldeia Nova- Lemenhe, também puderam viver as maravilhas do Natal, porque o Pai Natal este ano chegou mais cedo, e pela mão do Presidente da Junta de Lemenhe que patrocinou esta nossa viagem.

Os alunos, professoras e auxiliares agradecem ao Presidente da Junta a concretização de mais este projecto.

Aqui fica o registo dos nossos rostos que são a expressão de alguns dos momentos que a magia e as Maravilhas do Natal nos ofereceram...


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Com as nossas mãos, desenhadas e recortadas num material chamado EVA ou moosgumi construímos esta "grinalda" de Natal, que colocamos na porta da nossa sala de aula.
Ela simboliza o nosso compromisso de darmos as mãos a quem precisa de nós, tal como no livro "Ninguém dá prendas ao Pai Natal ", livro do Plano Nacional de Leitura, da autora Ana Saldanha que estamos a ler.



Hoje, estivemos a conversar com a professora Ju (Coordenadora do Ensino Especial do Agrupupamento) sobre a importância de sermos solidários e de aceitarmos as diferenças nos outros.

Com esta actividade pretendemos não deixar passar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado ontem, de forma despercebida.
A equipa de Ensino Especial do Agrupamento preparou um desdobrável com um um texto alusivo a este dia e que foi escrito por um pai com um filho com deficiência. Depois de ouvirmos o texto, conversamos sobre o seu conteúdo e chegámos a importantes conclusões:

"Devemos procurar descobrir e encontrar as maravilhas que um ser diferente nos pode trazer." Rafaela

"Devemos gostar dos outros porque somos todos diferentes mas também todos iguais." Pedro
"Devemos ter orgulho em ajudar os outros." Adriana

"Não faz mal nenhum ser diferente." Fátima

"Devemos aceitar o outro da maneira como ele é." Maria João

"É preciso ser solidário com todos aqueles que são (especiais) diferentes." Márcia

"É bom quando ajudamos os outros." João Falcão


terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dia 1 de Dezembro

Restauração da Independência


No dia 1 de Dezembro assinalou-se a restauração da independência de Portugal. Em 1580, o rei que governava em Portugal, morreu sem deixar qualquer descendente. Por isso, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I, tinha direito ao trono, segundo as leis da monarquia. Como tal, invadiu Portugal e dominou-o ao longo de sessenta anos. Entre 1580 e 1640, três reis espanhóis governaram Potugal, os reis: Filipe I, Filipe II e Filipe III. A capital do império passou a ser a cidade espanhola de Madrid e Portugal era governado como uma província espanhola. Nessa altura, os portugueses viviam descontentes e pensavam que só uma revolução poderia trazer a libertação. E foi com essa ideia, que no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de conspiradores se dirigiu para o Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, que era a regente de Portugal e o seu secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o seu secretário , morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência. D. João Duarte IV, duque de Bragança, foi aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador". No entanto, houve uma longa guerra, e só em 1668 é que Espanha reconheceu a independência de Portugal. Nessa guerra, Portugal contou com a ajuda de Inglaterra e de França que estavam interessadas em enfraquecer a Espanha, que nessa altura, era uma nação muito poderosa.

(Texto Colectivo)

Feira do livro na EBI de Arnoso Santa Maria

A feira do livro na sede do agrupamento, abre no dia 2 de Dezembro e encerrará no dia 5 à noite.
Visita a feira e pede ao teu pai ou mãe como presente um livro.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Chegou o mês do Natal

‘We wish a Merry Christmas’

Uma das músicas mais bonitas de Natal, na minha opinião, é a ‘We wish a Merry Christmas’.
É ao mesmo tempo, uma música alegre e com uma linda mensagem. Já é tempo de a aprenderem a cantar, não acham?
Agora que já conhecem um pouquinho melhor a língua inglesa, que tal treinarem ?

Eis a letra:

We wish a Merry Christmas



We wish you a merry christmas

We wish you a merry christmas

We wish you a merry christmas

And a happy new year

Good tidings to you

Wherever you are

Good tidings for christmas

And a happy new year