sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Selos novos...

Ao longo do tempo, temos recebido vários selinhos, e desde já quero agradecer o carinho, incentivo e a participação de todos que nos visitam aqui nesta janela. Desculpem-me se não conseguir colocar todos, pois o trabalho é muito e nem sempre dá para colocar todos, mas o que importa é que se lembraram de nós.
Para nós, isso é que é importante…
A todos muito obrigada


Este selo foi-nos oferecido pelo blog Arco-íris




Este selinho foi-me oferecido pela simpática professora Ana Cristina do blog Curiosos à Vista








Este selinho foi-nos oferecido pelo blog Casa de Patinhos que comemora as cinco mil visitas e que oferecem aos blogs que visitam e gostam pois acreditam que todos os professores/educadores amam os seus alunos e fazem tudo o que podem para os proteger e preparar para um futuro mais risonho!Por esse motivo, deram o nome de Selo da Protecção à Educação!

Agradeço esta distinção e os meus alunos também.

Parabéns pelo vosso trabalho e continuem a contar com as nossas visitas...





E este bonito selinho foi oferecido pela Ivanise do blog Baú das dobraduras.


A todos obrigada pela lembrança.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Estamos de férias...


Diverte-te e encontra as sete diferenças


Desfile de Carnaval

Este ano vestimo-nos a rigor de acordo com o tema do projecto do Agrupamento deste ano que é a Actividade Física e fomos desfilar pelas ruas da cidade de Famalicão no cortejo organizado pela Câmara Municipal. Foi uma tarde divertida e bem passada. Somos treze alunos e conseguimos com a preciosa ajuda dos nossos pais representar treze tipos de actividades desportivas diferentes. A eles o nosso obrigado por nos ajudarem a concretizar esta actividade.

Se quiseres ver algumas das imagens do desfile no canal FamaTv faz um clicK no Palhaço.


Agora vamos ter tempo para recarregar as energias pois terminadas estas mini férias há que trabalhar pois as Provas de Aferição já estão marcadas.
Boas Férias e até quinta-feira...



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O nosso painel de Carnaval...

Uma história ecológica

Hoje, tivemos na nossa escola um pequeno teatro que nos quis transmitir a ideia de que é preciso saber separar o lixo e de que muita coisa se pode reciclar.
A partir da ideia de que do velho se pode fazer novo foi-nos lançado um desfio, pelos actores, para no próximo período depois das provas de aferição, pensarmos em criar um brinquedo construído com materiais velhos recicláveis.
Foi uma história muito interessante, educativa e engraçada.
No final fizemos um jogo de separação do lixo pelos eco-pontos no recreio da escola.






quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O desfile de Carnaval está quase aí...



Estamos na recta final de preparação para o desfile de Carnaval promovido pela Câmara Municipal de Famalicão.

Como este ano o tema que está a ser desenvolvido pelo Agrupamento da nossa escola é a Actividade Física, cada um dos alunos está a estudar uma actividade e vai vestir-se de acordo com a actividade que estudou.

Este ano, vai ser com certeza ser um desfile de Carnaval diferente...





Fomos ao Jardim...

Hoje os meninos responsáveis pela manutenção do jardim estiveram a ajudar a colocar uma pequena cerca e a deitar mais terra no jardim.
Está a começar a ficar um jardim bonito...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Visita ao museu Bernardino Machado

Hoje fomos ao museu de Bernardino Machado







Hoje fomos visitar o Museu Bernardino Machado. Este Museu situa-se no centro da cidade de V. N. de Famalicão no antigo Palacete do Barão da Trovisqueira. Dentro do Museu existem à entrada umas grandes escadas onde esperamos pelo Bernardino Machado que nos guiou durante a visita.
Bernardino Machado nasceu no Brasil em 1851 e foi um grande político. A mãe de Bernardino de nome Praxedes era natural do Brasil e o pai de nome António Luís que emigrara para o Brasil era de nacionalidade Portuguesa.
Por volta dos sete anos veio para Portugal junto com a sua família.
Ingressou na Universidade com apenas 15 anos. Estudou na Universidade de Coimbra e formou-se em Matemática e Filosofia . Posteriormmente foi doutor e depois foi nomeado professor catedrático.

Casou-se com Elzira Dantas com quem teve 19 filhos. Foi ministro dos negócios estrangeiros, deputado, Embaixador de Portugal no Brasil, Primeiro-ministro, Presidente da República duas vezes e ministro das Obras Públicas.
No museu entre várias coisas gostámos de ver: os trajes, as roupas de Carnaval de Sofia, o espelho, a árvore geneológica, os sapatos da Elzira usados no casamento com Bernardino Machado, os quadros, as caricaturas dele e o brasão dos Machados.

(Texto colectivo)

Se quiseres consultar o site do museu faz um clik na imagem

Uma aula de Educação Física na EBI

Estes são alguns dos exercícios que realizámos nas aulas de AEC de Educação Física. Começámos sempre pelo aquecimento e hoje o responsável por orientar a turma nos exercícios de aquecimento foi o Joel. Depois estivemos a treinar passes de bolei para o "Gira Volei".

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Já cheira a Carnaval...



Aniversário

Hoje o Rafael completa mais um aniversário.

A professora e os colegas desejam-lhe muitas felicidades.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Era uma vez um Rei..." histórias em formato digital


Se queres saber um pouco mais sobre a história dos reis de Portugal, o Instituto Camões disponibiliza em formato digital " Era uma vez um Rei..." da colecção original do Jornal Expresso.
Faz um clicK neste endereço: http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/era-uma-vez-um-rei.html e verás as histórias fantásticas que podes ler e ouvir.
Experimenta que vais gostar...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um presente

O Blog "Pedagogia do Afeto" fez esta homenagem aos professores por achar que eles são estrelas na nossa vida. Por isso, quem recebeu pelo menos cinco vezes o selo da Pedagogia do Afeto teve direito a mais este.
Obrigada Bruna e aos blogs que nos permitiram ganhar este selo.




No Jardim das ervas aromáticas

As plantas para o concurso do Jardim das ervas aromáticas já chegaram. Por isso tivemos que meter mãos à obra para escolher o melhor local para as plantar no nosso jardim. Estivemos com a turma do primeiro ano a fazer as primeiras experiências: a observar o tipo de planta, o nome, o tipo de folha, a sentir o cheiro...
Foi um trabalho interessante, agora vamos pesquisar mais sobre estas plantas.










Selo do Blog Amigo

Porque ser Amigo é saber Partilhar
a Turma 4D e professora
oferecem a todos os blogs seguidores e
da nossa lista de blogs
o nosso selo de Blog Amigo.

Bom Dia de S. Valentim

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

S.Valentim

"O nosso cérebro é o melhor brinquedo que já foi criado.

Nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade."

Charles Chaplin









"Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.

Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.

As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.

Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes. Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende. Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.

Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida. Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.

Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações. Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam.

Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas. Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor. Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo. Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio. Mas acima de tudo, uma recompensa.

Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos."

Autor desconhecido






Um amigo é aquela pessoa que quando precisamos dela está sempre ao pé de nós. - Pedro



Um amigo é aquele que nos ajuda. - Francisco



Um amigo é muito importante e devemos ajudá-lo sempre que precisa. - Carlos



Ter um amigo é bom. - António



Ser amigo, é ser importante. - Márcia



Ter amigos é divertido. - Fátima


A amizade é sermos bons amigos e não dizer mal dos nossos colegas. - Rafael



Ter um amigo é ser alegre. - João Falcão




Ter um amigo é ser feliz e ser um bom amigo.-João Manuel



Ser amigo é ser importante para alguém na vida. -Fátima Daniela




Um amigo é quem nos estende a mão, não só nos momentos bons, mas também nos menos bons.-Rafaela



Ter um amigo é ter um novo irmão. Um amigo que está connosco nos momentos bons e maus. Um amigo que é amigo é verdadeiro e não nos deixa para trás. Um amigo, mesmo longe, fica cá dentro do coração - Maria






quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O teatro veio à escola


Mais uma vez o Teatro Construção veio à escola apresentar uma peça sobre Bernardino Machado que nos divertiu imenso ao mesmo tempo que aprendemos aspectos importantes sobre a sua vida.

Click to play Bernardino Machado

Hoje os Amigos Secretos revelaram-se

Click to play O Amigo Secreto

Aniversário

Hoje a nossa Amiga Rafaela faz anos.
A professora e os colegas desejam-lhe um dia muito feliz!



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O jogo está quase a terminar...

O jogo vai terminar amanhã mas fica a certeza de que os Amigos verdadeiros ficam.
Estes são mais alguns dos trabalhos maravilhosos que surgiram ao longo destes dias e que certamente vão ficar na memória de todos nós, os agradáveis momentos que nos proporcionaram a todos...


Prémio 5 Estrelas... Uma Mensão Honrosa...

...a publicação da história em livro pela Porto Editora:

"Uma escola sem portas nem janelas"



Conseguimos uma Mensão Honrosa, aquilo que ambicionávamos: ter o nosso trabalho editado num livro (como podem verificar no extrato do regulamento mais abaixo).


Pois é verdade, parece um sonho tornado realidade. O nosso texto"uma escola sem portas nem janelas" obteve uma mensão honrosa no Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que em 2009 comemora dez anos. Hoje a Sessão Oficial de Abertura ficou marcada pelo anúncio dos vencedores dos Prémios Literários Casino da Póvoa, Correntes d’Escritas /Papelaria Locus e Correntes d’Escritas/Porto Editora. E o nosso trabalho foi ali anunciado com uma mensão honrosa. Podem ver em baixo a decisão do Júri com os nomes dos vencedores. Faz um cliK sobre a imagem para veres melhor.



Parabéns aos meus alunos pelo empenho que demonstraram aquando da construção da história e pelo merecido prémio.






Regulamento:
(…)
5 – O PRÉMIO CONTO INFANTIL CORRENTES D’ ESCRITAS / PORTO EDITORA consta de:
1000 € para a escola de onde seja proveniente o trabalho que fique classificado em 1º Lugar; 500 € para a escola de onde seja proveniente o trabalho que fique classificado em 2º Lugar; 250 € para a escola de onde seja proveniente o trabalho que fique classificado em 3º Lugar; edição de livro pela Porto Editora com os trabalhos premiados (1º, 2º e 3º Lugares) e menções honrosas se as houver.








Ministro defendeu participação dos cidadãos na valorização da língua e da escrita
Póvoa de Varzim, 11.02.2009 - Durante a conferência de abertura do 10.º Correntes d´ Escritas, esta tarde na Póvoa de Varzim, o ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, deixou um apelo à mobilização dos cidadãos “para tarefas culturais urgentes” que valorizem a língua e escrita.

Falando para uma plateia que encheu por completo o auditório do renovado Museu de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, o ministro apelou à utilização das bibliotecas públicas, escolas e universidades para a dinamização da língua. “Criem espaços e invadam-nos com pessoas e com coisas que tenham a ver com a língua. Essas correntes que assim formarem são o maior e mais necessário instrumento de coesão social”.
A língua e a escrita, dimensões “tão diferentes”, mas de uma relevância fundamental. “A língua é algo de absolutamente essencial. Traduz uma forma de pensar, de sentir e de nos exprimirmos no mundo É a língua quer nos liberta da nossa condição de animais. Estabelece laços de entendimento. É mais forte do que o sangue”. Por outro lado, “a nossa verdadeira humanidade começa com a escrita. É através da escrita que se guarda o que se pensou”.
Para o ministro “era importante que houvesse um Plano Nacional de Escrita” e, em simultâneo, “investir na motivação dos professores para ensinarem a ler a escrever com rigor e imaginação”.
Afirmando-se “favorável ao multilinguismo”, mas também defensor de uma “política de afirmação, expressão e divulgação da língua portuguesa, e não apenas da língua portuguesa culta e erudita” o ministro disse que a “reestruturação do Instituto Camões e a criação de um Fundo para a Língua, já dotado de 30 milhões” fazem parte dessa política de internacionalização que Portugal deve assumir tal como os espanhóis o fizeram.



ver notícia em :http://www.cm-pvarzim.pt/



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os resultados são conhecidos amanhã



Entre 11 e 14 de Fevereiro a Póvoa de Varzim assiste ao Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que em 2009 comemora dez anos.
Um aniversário que merece ser assinalado e que por isso vai contar com um programa que, sem esquecer a atmosfera informal e de cumplicidade que caracteriza o evento, apresenta novidades.
De referir ainda que a Sessão Oficial de Abertura fica marcada pelo anúncio dos vencedores dos Prémios Literários Casino da Póvoa, Correntes d’Escritas /Papelaria Locus e Correntes d’Escritas/Porto Editora e pela apresentação do oitavo número da Revista Correntes d’Escritas, inteiramente dedicada ao 10º aniversário deste Encontro de Escritores de Expressão Ibérica.


O Correntes d’Escritas, o mais importante acontecimento literário realizado em Portugal, criou este ano o Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d' Escritas/ Porto Editora, dirigido às escolas e aos alunos do 4º ano do ensino básico.


A primeira edição deste concurso acontece este ano. Cerca de 120 trabalhos provenientes de vários pontos do país – e, sublinhe-se, também de escolas de comunidades portuguesas de França e Luxemburgo – estão a concurso neste prémio. Um número de participações que constitui um motivo de enorme satisfação para os organizadores e que corresponde aos objectivos desta iniciativa: envolver as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico na dinâmica do Correntes d’Escritas e, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita nos mais novos.
Dirigido às escolas e aos alunos do 4º ano do ensino básico, o Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora pretende distinguir anualmente um conto ilustrado, inédito, em língua portuguesa, escrito por alunos que frequentem o 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico, supervisionado por um professor. É, por isso, um galardão que premeia trabalhos colectivos, redigidos em grupo pelos alunos.
O trabalho vencedor do Prémio Conto Infantil Ilustrado é anunciado na Sessão de Abertura do próximo dia 11 de Fevereiro.
A turma 4D concorreu a este prémio e por isso aguardamos com alguma ansiedade os resultados. Independentemente dos resultados valeu apena concorrer pois gostámos muito da história. Ainda não a podemos aqui publicar pois foi a concurso, mas em breve já o poderemos fazer.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Desafio do mês de Janeiro

O desafio do mês de Janeiro proposto pelo departamento de Matemática do Agrupamento para os alunos do 1º ciclo foi o seguinte:
(se quiseres ver melhor faz um clik na imagem)




A resposta ao número total de triângulos que se conseguiam contar era nove.
A maioria dos alunos da turma 4D acertou no desafio matemático, no entanto, só alguns conseguiram explicar correctamente o raciocínio utilizado. Os alunos que obtiveram a cotação máxima (10 pontos) foram:
Carlos
Joel
Pedro Rafael
Rafael

Em ambiente de festa

É em ambiente de festa que a turma tem vivido os momentos da troca de mensagens e de presentes. São momentos muito agradáveis os da descoberta daquele miminho tão esperado que o "nosso amigo secreto" nos tem proporcionado todos os dias. Esta tem sido, sem dúvida, uma das actividades mais bem conseguidas em termos de expressão de sentimentos e de criatividade.

Parabéns para a Toca de Dinossauros


Os nossos amigos da Toca de Dinossauros atingiram as 10000 mil visitas
e para comemorar fizeram este bonito selo
que ofereceram todos os blogs que constam da sua lista de amigos.
Obrigada amigos e parabéns.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Salinha dos Pandas - uma sala de Educação especial

A Salinha dos Pandas" é um blog que pretende ser um espaço de partilha das actividades de uma salinha de Educação Especial, mas também é um espaço para a reflexão sobre temáticas relacionadas com a Educação Especial. É um blog para professores, pais, crianças e jovens O seu endereço é: http://salinhadospandas.blogspot.com/. Visitem-no que vale a pena.

Eles também nos visitaram e ofereceram-nos estes três selos:


A turma 4D e professora agradecem os prémios e retribuem.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mais uma troca de "presentes"



Como não podia deixar de ser, na Sexta-feira, fizemos a nossa troca de "presentes". Esta actividade tem se revelado como um momento muito agradável e de saudável convívio entre todos. Tem sido, sobretudo, um momento de grande cumplicidade e amizade entre todos os participantes, ao mesmo tempo que se vão descobrindo novos talentos e aptidões para fazer o outro feliz.



Selo dos Curiosos à vista


Os nossos amigos "Curiosos à vista" e a professora Cristina
ofereceram-nos este presentinho. Obrigada a todos.
Uma jóia...




Os nossos amigos da "Toca dos dinossauros" e os amigos da "eb1 de Albufeira"
e suas professoras
ofereceram-nos esta jóia de selo.
A Turma 4D e professora agradecem mais uma vez esta homenagem.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As constelações

Hoje estivemos a investigar em vários livros as constelações. As constelações são agrupamentos aparentes de estrelas, os quais os astronomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, podem-se ver entre 1000 e 1500 estrelas sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. Em geral é muito difícil identificar as constelações.
Para melhor podermos aprender a professora levou-nos ao computador ver uma aplicação informática espectacular: o Stellarium.




O Stellarium é uma aplicação gratuita que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ela podemos observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivessemos no chão, ao ar livre, olhando para o céu. Para mais informação sobre o Stellarium consultem o web site em http://www.stellarium.org/.


Depois apresentamos à turma o que aprendemos.