terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Plano Nacional de Leitura - O que estamos a ler...





Começamos hoje, no âmbito do Plano Nacional de Leitura a ler "O Livro que Falava com o Vento e Outros Contos" de José Jorge Letria. Este livro é aconselhado pelo PNL para o 4º ano de escolaridade e o seu grau de dificuldade é o grau II. Nesta colectânea de sete pequenos contos , juntam-se várias histórias originais de José Jorge Letria que têm os livros, os leitores, os escritores e as bibliotecas como personagens centrais. Desde "O livro que falava com o vento" até a "O rato de Alexandria", passando por "A arca do menino que inventava poetas", em que, de uma forma mágica, se fala de Fernando Pessoa; este livro, é uma declaração de amor aos livros, à leitura e às personagens que habitam os textos.
As ilustrações são de Alain Corbel, a preto e branco.
O primeiro conto "O Livro que Falava com o Vento " é um conto muito interessante que convida cada um dos leitores a pegar num lápis, caneta ou até mesmo no comptador e passar para o papel as histórias que a imaginação ou o vento (se nele acreditarmos) nos querem contar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninos,
Espero que dêem asas à vossa imaginação, e que se tornem nuns grandes leitores e/ou escritores.
Muitos beijinhos,

Isabel Santos

Amitaf disse...

Olá
Pesquisava sobre o conto - O livro que falava com o vento" - do PNL do 4º ano, mas não encontrei em suporte digital o conto, nem um resumo deste conto.
Agradecia, se possível, que me enviasse alguma informação.
Obrigada.