sexta-feira, 8 de maio de 2009

9 de Maio, Dia da Europa




A 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária. Nesse dia, em Paris, Robert Schuman leu e comentou à imprensa uma declaração redigida por Jean Monet, dando imediatamente uma ideia da proposta, que viria a ser conhecida como “Declaração Schuman”. Esta proposta é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
O dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu, denominado como o Dia da Europa, que, juntamente com a moeda única (o Euro), a bandeira e o hino identificam a “instituição” União Europeia.
No Dia da Europa é hábito desenvolverem-se actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si. É também habitual a criação de um cartaz anual que simbolize o dia em cada ano e, como seria de esperar, em 2003 o cartaz é alusivo ao alargamento da União Europeia, uma realidade próxima.

Na nossa sala de aula realizámos pesquisas na internet sobre este tema e gostámos muito da informação e das actividades que encontrámos neste site:http://www.aprendereuropa.pt/
Neste site descobrimos para além de muitas outras coisas que o Hino Europeu, adoptado pela Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, em Julho de 1971, e pelo Comité de Ministros, em Janeiro de 1972, é o prelúdio ao hino da alegria, quarto andamento da nona sinfonia de Beethoven. E que apesar de existir um texto de Schiller para esta sinfonia, este ainda não foi oficialmente adoptado pela União Europeia, permanecendo o hino europeu sem letra.
Para nossa surpresa até foi possível ouvir o Hino da União Europeia neste site.
Ele é mesmo muito interessante: tem a sala do aluno, do professor, do investigador; tem jogos, a s bandeiras dos países para tu pintares... enfim uma série de coisas muito interessantes.Vão até lá conhecê-lo.
Para terminar realizámos a bandeira da União Europeia com as suas 12 estrelas amarelinhas e que nada têm a ver com o número de países membros.( Lá neste site também explica o porquê das doze estrelas) O número de países que actualmente fazem parte da União Europeia é 27. E por isso mesmo estivemos a identificar cada um desses países e pintámos a respectiva bandeira para este bonito placard que aqui vêem.




Se quiseres podes aprender a brincar mais coisas sobre a Europa faz um clik na imagem


e diverte-te com mais estes jogos ...

7 comentários:

Paula disse...

Hola , pasa por aqui http://educadoraseduquemosconamor.blogspot.com/2009/05/he-creado-un-premio-para-mis-blogs.html a recoger algo que he creado con mucho cariño.
Un abrazo

Curiosos à Vista! disse...

Excelente referência ao link e adorámos o vosso painel, parabénss amiguinhosss.
Beijinhos grandess

Traquinas disse...

Olá amigos!
Gostámos muito do vosso trabalho, o painel está muito interessante, parabéns.
Beijinhosssss para todos de todos os Traquinas

Navegadores disse...

Olá amiguinhos!
Gostamos muito do vosso painel e das vossas actividades.
Estão muito bonitas!
Força para continuar...
Boa Sorte para as Provas de Aferição.
Blogue Navegadores do 1º ceb

alexandre disse...

tá lindo

Rita disse...

Está muito giro este quadro.

Anónimo disse...

Que jiro painel. Eu gosto muito de saber coisas sobre bandeiras e países.
Jorge