quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dia Internacional da Família - Dia 15 de Maio


A Família foi, é e terá de continuar a ser o lugar privilegiado, natural e anterior ao Estado, onde cada Pessoa Humana aprende a Amar e a ser Amado, onde aprende e apreende a crescer como cidadão livre e responsável. A Família é a primeira escola da socialização.
Por isso, celebrar esta instituição fulcral e fundamental da sociedade e seu verdadeiro alicerce é um imperativo comunitário. Por causa desta importância vital da família é que a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu celebrar em cada ano o dia 15 de Maio, a partir de 1994, como o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA.

Como amanhã vamos "descobrir Serralves" resolvemos antecipar e em simultâneo preparar a comemoração desta efeméride conversando na sala de aula sobre a importância das famílias nas nossas vidas.
E porque a Rede das Bibliotecas escolares e o Plano Nacional de Leitura também quiseram aliar-se a esta data, estas sugerem que se envolvam as famílias nas comemorações do Dia Internacional da Família 2009 realizando uma actividade de leitura em família.
Foi neste sentido que os meus alunos levaram um cartão para os pais onde era sugerido lerem um livro em conjunto e registarem num cartaz, num desenho, numa frase ou até mesmo numa fotografia a actividade que realizaram para posteriormente ser afixado na sala de aula ou no blogue da turma. Com esta actividade pretende-se promover e estreitar laços entre os diferentes elementos da família e em simultâneo incentivar ainda mais a leitura não só nas crianças como também nos adultos.
Os alunos realizaram ainda uma pequena plaquinha para pendurar lá em casa com mensagens alusivas à Família de cada.

Aqui fica o registo de alguns desses trabalhos.










2 comentários:

Anabela Santos disse...

Olá
Estão muito bonitos os vossos trabalhos.

Passei para deixar uma sugestão:
Juntem-se a nós e à GreenPeace numa campanha contra a caça às baleias.
Constrói a tua Baleia Virtual em Origami. É fácil!
Vai ao BLOGando na Escola e vê como se faz.

Prof. Anabela

João disse...

Gostei muito de fazer este trabalho.Gosto muito da minha família.