terça-feira, 11 de novembro de 2008

O nosso dia de S. Martinho com Feira Medieval

Hoje, dia onze de Novembro, na nossa escola, festejamos o Dia de S. Martinho de forma pouco usual. Este ano, quisemos realizar uma Feira Medieval.
Para isso, pedimos ajuda aos nossos pais e familiares para nos ajudarem a confeccionar os trajes alusivos à época, bem como os produtos agrícolas para vendermos na feira.
Os rapazes estavam vestidos de guerreiros, cavaleiros e soldados e as meninas vestiam trajes de mulheres do povo, aias e princesas. Até as nossas professoras e auxiliar estavam vestidas a rigor.
Tal como na lenda, logo de manhã, fazia frio e a chuva caía com força, por isso, tivemos que utilizar o coberto que fica na parte de trás da escola. Para decorar, utlizámos canas de folhas e colocámos flores de papel, as mesas foram enfeitadas com serapilheira e papel crepe vermelho, e ainda colocámos grinaldas de papel de várias cores à volta do espaço onde decorreu a feirinha.
Depois de estarmos todos trajados a rigor, de com a época medieval, fomos preparar as bancadas com os produtos frescos e biológicos, os produtos cultivados na freguesia e oferecidos pelos nossos pais, e ainda os produtos artesanais confeccionados pela comunidade educativa.
Em cima das mesas colocámos os mais variados produtos: desde coelhos, galinhas, abóboras, batatas, feijões, legumes, nozes, marmelos, limões, ovos, compotas, marmelada, doces, flores e peças artesanais como: porta-chaves, frasquinhos de cheiro, caixinhas, marcadores de livros, saquinhos com flores secas ...
A realização desta actividade foi muito divertida, tanto na sua preparação como hoje aquando da sua realização. Estavámos todos muito animados com a presença de tanta gente. Vieram pais, familiares e amigos, mas também outras pessoas da freguesia.
Na nossa feirinha, os meninos do Jardim, Educadora e auxiliar também marcaram a sua presença com a sua banquinha de produtos...
Foi uma manhã muito divertida e cheia de emoções. Quando a carrinha nos veio buscar para irmos embora almoçar foi difícil dizer adeus aos nossos colegas das turmas da manhã por não podermos continuar a festa e fazer o magusto junto com eles.
À tarde, voltámos à escola, e ainda em ambiente de festa, escrevemos este texto, fomos saltar à fogueira e comer as castanhas pois o S. Martinho quis brindar-nos com o Sol que brilhava bem alto e quentinho.
(Texto Colectivo)

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninos,
Parabéns pelo texto colectivo. Está muito bem elaborado. Ainda bem que se divertiram na realização dessa actividade.
Continuação de bons trabalhos.
Beijinhos para todos e de um modo particular para o Pedro.

Isabel Santos

Anónimo disse...

Olá meninos do 4º ano,os vossos trabalhos são muito bonitos,esperamos vir a conseguir fazer o mesmo.Beijinhos dos vossos colegas do 1ºano.

Anónimo disse...

Olá Meninos

Parabens pela vossa feirinha.
Estiveram todos muito bem, têm muito jeito para o negócio.
Mas para terem sucesso nos negócios têm que estudar muito.
Lindos os vossos fatos.
Parabens tambem ás professoras e á Sandra.
Beijos para todos e um em especial