quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Hoje acabámos o nosso painel sobre o ciclo da água




Estes dias temos estado muito atarefados com a realização de um painel sobre o Ciclo da Água. Esta foi a forma de melhor consolidarmos os conhecimentos acerca da sua importância para a vida do planeta e de como é que todo ele funciona. Em trabalho de pares ou de equipas distribuímos tarefas. Enquanto uns cortavam papéis de vários tons de azul para a água, outros cortavam de verde para as plantas, outros de castanho para as montanhas. E se uns cortavam, outros colavam os papéis, um a um, no local mais apropriado. Usámos também EVA, ou espuma moosgumi, como quiserem chamar-lhe e desenhámos nuvens, gotas de água..., colocámos bolas de esferovite para a neve e com o papel canelado fizemos a moldura.


Todos gostámos de realizar este trabalho. Foi divertido trabalharmos todos em equipa para um trabalho de todos, e é claro que a "mãozinha "da professora também lá esteve, pois sem a sua orientação era mais difícil.


O que é certo é que a brincar todos nós aprendemos e conhecemos os vários estados da água (líquido, gasoso e sólido) e os fenómenos da evaporação, condensação e precipitação. Este último fenómeno pode ocorrer sob três formas: chuva, granizo ou neve, enfim percebemos como funciona o ciclo da água.



Foi uma actividade muuuito divertida!

(texto colectivo)





10 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos,
Vocês focaram um aspecto muito importante: a brincar também se aprende.
O painel está muito engraçado, PARABÉNS.
No entanto, o mais importante é que tenham adquirido os conhecimentos pretendidos.
Muuuitos beijinhos para todos.

Isabel Santos

Teacher disse...

Olá! escolhi este blog para atribuir o prémio PEDAGOGIA DO AFECTO, pois parece ser um blog muito interessante. Já agora, dê uma espreitadela ao blog www.welcometothemagicforest.blogspot.com

Casa de Patinhos disse...

LIIIINNNDDDOOOO!
Sim senhor, está mesmo muito bem.
Nós também adoramos o ciclo da àgua.
O vosso blog está cada vez mais fantástico. Há mais um miminho para vós na nossa casa. Beijinhos

Anónimo disse...

Boa tarde,

O site Natureza Brincalhona, destinado a crianças, pretende sensibilizá-las para a protecção do ambiente com a ajuda de 5 amiguinhos: o Verdinho, a Sara, o Rui, o cogumelo Pintas e as Natura Verdes.

O site da Natureza Brincalhona apresenta um conjunto de ferramentas educacionais e ambientais no espaço criança como jogos ambientais, os quais podem ser utilizados pelas crianças. A secção dos Repórteres do Ambiente dá acesso ao Blog do Verdinho que, por sua vez, apresenta histórias, dicas ambientais e trabalhos realizados por crianças e escolas. Podem enviar trabalhos para o blog do Verdinho, http://verdinho_naturezabrincalhona.blogs.sapo.pt, através do e-mail verdinho@natureza-brincalhona.pt

A brincar aprende-se a colorir a natureza!! É o lema da Natureza Brincalhona.

Visitem o site http://www.natureza-brincalhona.pt

Recentemente a Natureza Brincalhona editou um livro lúdico dirigido às crianças, impresso em papel reciclado, cujo titulo é “As Aventuras do Verdinho – O Planeta Verde”. Poderá adquirir um livro educativo e divertido sobre a protecção e conservação da natureza, com cinco mini-jogos sobre esta temática ao preço de 10 € (inclui os gastos de envio). Este livro é um óptimo instrumento de trabalho e uma excelente forma de transmitir às crianças o grande valor de cuidar da Natureza.

Em finais de Janeiro será colocada na página da Natureza Brincalhona para download uma ficha de orientação de leitura para professores e educadores.

Com os melhores cumprimentos,
Vitor Rosário

Curiosos à Vista! disse...

Olá amiguinhos!
Como sempre, adorámos as vossas actividades, parabéns a todos pelo esforço e empenho.
Beijinhos muito grandes dos amigos Curiosos à Vista e da professora Ana Cristina

Profª Carla disse...

Lindo trabalho,continuem!
1ºE - Crescer a Aprender

Turma dos aventureiros: disse...

O vosso painel está o máximo. Beijinhos

Anónimo disse...

Que dia engraçado que nos podia ter acontecido. Foi do melhor, fazer isto tudo... Mas apesar de tudo, não nos podemos esquecer que é graças à nossa professora que podemos fazer estes trabalhos. Por isso isso vou tentar aplicar-me e dar tudo por tudo para conseguir bons resultados e pudermos fazer mais trabalhos destes. (Pedro)

Anónimo disse...

Este trabalho foi muito engraçado e
assim é mais facil aprender.
Todos tiveram uma tarefa e no fim ficou um trabalho muito bonito e
todos ficaram contentes.
Francisco

Anónimo disse...

Olá eu sou da escola Externato Senhora Do Monte e eu gostei muito vosso blog.