terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A ilha do Pico - é a mais alta montanha de Portugal

Quando estudámos as elevações de Portugal aprendemos nas nossas pesquisas que :



A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, pertencente a Portugal, distante 8,3 quilómetros da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447 km²; e conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento e 20 km de largura. Deve o seu nome à majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que termina num pico pronunciado cujo topónimo é Pico Pequeno ou Piquinho. É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros de altitude.

Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: concelhos das Lajes do Pico e Madalena ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico,com cinco freguesias.

1 comentários:

Anónimo disse...

Lá vive a minha mãe e gosto muito dela. Apesar de estar triste por não ter ficado por cá, vou visitá-la (espero eu) no Verão... Interesso-me por este sítio a cada dia que passa e assim espero que na viagem de finalistas (uma ideia apenas) arranjemos dinheiro para visitar essa ilha. Felicidades para todos e também para a minha querida mãe nos Açores! Pedro