quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Trabalho de Projecto






Como forma de comemorar o Ano Internacional da Astronomia decidímos que ao longo desta semana iríamos trabalhar em projecto vários temas relacionados com a Astronomia.
Hoje descobrimos algumas maravilhas do sistema solar e do espaço quando os nossos colegas nos apresentaram o seu trabalho de pesquisa. Um primeiro grupo, apresentou-nos os oito planetas do sistema solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Foi muito giro ver os planetas com as suas várias cores e tamanhos no painel que o grupo pendurou no quadro e num "material" que a professora trouxe de casa onde os nossos colegas iam colocando os vários planetas. Desta forma podíamos verificar melhor a diferença de tamanho dos planetas e a sua localização em relação ao sol. Um segundo grupo, falou-nos do que poderíamos encontrar no espaço, para além dos planetas. Apresentáram-nos o Sol como uma estrela, mas ficámos espantados ao observar o tamanho dos vários planetas do sistema solar em comparação com o Sol, que era enorme. Descobrímos ainda outras estrelas como: Sírius, Pollux, Arcturus entre outras que colocadas junto do Sol e da Terra estes eram minúsculos. Ficámos maravilhados com o que observámos, sobretudo da estrela Antares que perto do sol, este era um pequeno ponto do tamanho de um pixel e a terra e os outros planetas nem se viam.

Gostámos muito deste tipo de trabalho pois a nossa aprendizagem fica mais fácil.

(Este trabalho foi preparado pelo Pedro e pela Adriana)

(Texto colectivo)


Para saberes mais sobre o que aprendeste hoje
faz um clik na imagem

Se quiseres podes visitar uma aplicação muito interessante onde podes "navegar" pelo espaço e ver estrelas e planetas. Faz um click aqui:Celestia


3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Mais uma vez, vocês estão de parabéns pelos trabalhos que realizam. Espero que estejam esclarecidos sobre o sistema solar.
Muitos beijinhos e continuação de bonstrabalhos,

Isabel Santos

Anónimo disse...

Está um está EXCELENTE trabalho de GRUPO. E para espicaçar a vossa curiosidade tentem pesquisar a resposta para estas perguntas:
1. Qual foi o planeta que recentemente deixou de fazer parte do sistema solar?
2. Porque é que de dia não vemos as estrelas? Será que elas se escondem para dormir?
3. Porque é que o sol e a lua nunca se encontram?

Vão ficar surpreendidos com as respostas
Carmo Ferreira

Anónimo disse...

Eu tenho que dizer que pelo que estudei num livro de astronomia a maior estrela do Universo é a Betelguese e não Antares.Mesmo assim Antares é muito grande e segundo uma estimativa Antares pode ser a segunda maior estrela do Universo.Não sei dizer agora em que posição está Antares e também não sei se a Betelgueuse é a maior do Universo por causa da matéria nova de lá mas pelos diâmetros solares a Betelgueuse é a maior.Boas pesquisas para todos!