sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As constelações

Hoje estivemos a investigar em vários livros as constelações. As constelações são agrupamentos aparentes de estrelas, os quais os astronomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, podem-se ver entre 1000 e 1500 estrelas sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. Em geral é muito difícil identificar as constelações.
Para melhor podermos aprender a professora levou-nos ao computador ver uma aplicação informática espectacular: o Stellarium.




O Stellarium é uma aplicação gratuita que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ela podemos observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivessemos no chão, ao ar livre, olhando para o céu. Para mais informação sobre o Stellarium consultem o web site em http://www.stellarium.org/.


Depois apresentamos à turma o que aprendemos.

1 comentários:

Anónimo disse...

Já tenho esse programa e é divinal!Vi o Leão,Hércules,a Lagarticha e muitos outros...Aconselho a todos que têm internet que o instalem e se transformem em grandes astrólogos!Parabéns à professora por ter arranjo este programa.