terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Visita ao museu Bernardino Machado

Hoje fomos ao museu de Bernardino Machado







Hoje fomos visitar o Museu Bernardino Machado. Este Museu situa-se no centro da cidade de V. N. de Famalicão no antigo Palacete do Barão da Trovisqueira. Dentro do Museu existem à entrada umas grandes escadas onde esperamos pelo Bernardino Machado que nos guiou durante a visita.
Bernardino Machado nasceu no Brasil em 1851 e foi um grande político. A mãe de Bernardino de nome Praxedes era natural do Brasil e o pai de nome António Luís que emigrara para o Brasil era de nacionalidade Portuguesa.
Por volta dos sete anos veio para Portugal junto com a sua família.
Ingressou na Universidade com apenas 15 anos. Estudou na Universidade de Coimbra e formou-se em Matemática e Filosofia . Posteriormmente foi doutor e depois foi nomeado professor catedrático.

Casou-se com Elzira Dantas com quem teve 19 filhos. Foi ministro dos negócios estrangeiros, deputado, Embaixador de Portugal no Brasil, Primeiro-ministro, Presidente da República duas vezes e ministro das Obras Públicas.
No museu entre várias coisas gostámos de ver: os trajes, as roupas de Carnaval de Sofia, o espelho, a árvore geneológica, os sapatos da Elzira usados no casamento com Bernardino Machado, os quadros, as caricaturas dele e o brasão dos Machados.

(Texto colectivo)

Se quiseres consultar o site do museu faz um clik na imagem

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninos,
Então aprenderam muito? Espero bem que sim.
Beijinhos,

Isabel Santos

Escola Bio disse...

Queridos colegas:
Gostámos imenso do vosso comentário, sinal de que visitaste os nossos trabalhos. Nem a distância nos separa, graças às novas tecnologias! Também gostámos das vossas notícias e parabéns pelo prémio conseguido.

beijinhos para vocês

paula disse...

Esperamos que tenham apreciado a vossa visita o Museu, nós gostamos muito de vos ter cá. E como diria Bernardino Machado: Voltem sempre a esta casa que é de V. Excelências.
Cumprimentos à família

Museu Bernardino Machado