quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um pouco de história...


1 de Maio

Em 1886, no dia 1º de Maio cerca de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. A manifestação foi reprimida violentamente pela polícia, dispersando assim a concentração. Foram feridos e mortos algumas dezenas de operários, que ficaram conhecidos como "Os Mártires de Chicago". Porém, os trabalhadores não se deixaram abater, visto que todos achavam que eram muitas as horas diárias de trabalho.
Numa segunda manifestação, no dia 5 de Maio de 1886, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos. Alguns dos líderes foram presos, houve trabalhadores que foram executados e outros condenados a prisão perpétua.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E em 1890 os trabalhadores americanos conquistaram o direito a uma jornada de trabalho de oito horas.
O Dia do Trabalhador, nos Estados Unidos da América celebra-se no dia 3 de Setembro e é denominado de "Labor Day". É um feriado que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão. No Canadá a este feriado dá-se o nome de "Dia de Oito Horas", e tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho de dezasseis, para oito horas. Na Europa, e obviamente em Portugal, o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.
Neste dia os trabalhadores aproveitam para alertar o Governo e as entidades patronais para a melhoria das condições de trabalho como por exemplo os direitos dos trabalhadores, a segurança no trabalho, o aumento dos salários, regalias sociais...
Em Portugal, e devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muitos anos, só a partir de Maio de 1974 (o ano da Revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente este dia. Contudo, foi só em Maio de 1996 que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia.

(texto realizado a partir de informação retirada da wikipedia)

0 comentários: